quarta-feira, 26 de maio de 2010

Gripe A(tchim)!

Decidi escrever uma crónica, há uns tempos atrás. Devido à recente existência do meu blogue, talvez já nao faça muito sentido publicar este texto sobre a Gripe A, visto já ter acabado. Mas como provavelmente irá aparecer outra doença dentro de em breve, ficarão com uma pequena ideia do que eu acho destas novas percauções.

Cá estou eu outra vez. Lembrei-me que, esta semana, poderei abordar o tema que mais alarido tem provocado por Portugal inteiro. A nossa "querida" gripe H1N1, que nos veio encher os corações de preocupação, angústia e máximo controle. Considero que toda esta adernalina perante esta doença seja extremamente exagerada. Para além de haver casos em que os doentes tomam um dito benuron e, passado sete dias de cama ficam bons, parece-me também que se trata de uma boa forma de lucro para os nosso adorados farmacêuticos, visto que os hipocondríados (e não só) se andam a prevenir bastante.
Agora, outro ítem: a linha da saúde 24. Resolvi fazer o teste de comprovação sobre esta tal linha considerada uma "ajuda", aberta 24 horas por dia. Então, numa "hora de ponta", marquei o número. Para meu espanto, o atendedor é um gravador que apenas indica os sintomas e os passos essenciais para a prevenção da gripe, e aconselha as pessoas e agirem do seguinte modo: ao mínimo de dores de cabeça ou indisposição, fiquem em casa. Ora, parece-me que, para o caso de uma pessoa ter uma dúvida em que a tal gravação não esclareça, terá de se dirigir a um hospital, logo, terá de sair de casa...resumindo, apercebi-me que a linha da saúde 24 não tem um papel assim tão importante, para além de nem ser estar disponível.
Bom meus caros leitores, penso que depois das minhas palavras, estarei na posição de poder dar um conselho: se tiverem sintomas de gripe, abstanham-se dessas manias e saiam à rua, aproveitar para ir a um bom jardim e ler um bom livro.
Até breve!
30.10.09

Sem comentários:

Enviar um comentário